Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relatório de Descendentes

Relatório de Descendentes

Antonino Freire da Silva
1 geração (Filhos)
Atenção!
Relatórios com mais de 3 gerações (bisnetos) podem demorar alguns minutos para concluir, dependendo da quantidade de descendentes.
Aguarde! Relatório em preparação...
  • Antonino Freire da Silva1 [#77784] (filho de Francisco Rodrigues da Silva e Carolina Freire), 10-05-1878, em Amarante, Piauí, Brasil, Engenheiro Civil, 15-09-1934, em Teresina, Piauí, Brasil, com 56 anos, 4 meses e 5 dias de idade. Casou-se com Elvira Rosa de Aguiar (filha de Helvídio Clementino de Aguiar e Genoveva Nogueira de Lobão).

    Notas sobre Antonino Freire da Silva: Ingressou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1894 e concluiu o curso em 1899. Depois de formado voltou ao estado natal e durante o governo de Álvaro de Assis Osório Mendes foi diretor de obras públicas. Sua gestão caracterizou-se pela construção e reforma de vários prédios públicos. Além dessa atividade, foi professor do Liceu Piauiense e de outras escolas do estado. Também escreveu para vários jornais e revistas como A Imprensa, Habeas Corpus e O Nortista, e fundou o jornal A Pátria, ao lado de Miguel Rosa e Abdias da Costa Neves. Em 1908, quando Anísio Auto de Abreu foi eleito governador do Piauí, foi escolhido vice-governador do estado e acumulou o cargo de diretor de obras públicas. Como a morte do governador em 1909, assumiu o governo do estado Manuel Raimundo da Paz. Em 15 de março de 1910 foi sua vez de assumir o governo, o que fez até ser substituído pelo novo governador Miguel de Paiva Rosa em 1º de julho de 1912. Durante esses dois anos, realizou diversas obras: iniciou o serviço de iluminação de Teresina e a construção do cemitério municipal, criou a Escola Normal, a biblioteca pública, a imprensa oficial, a escola de aprendizes artífices e ampliou o serviço de abastecimento de água da capital. Em 1913 elegeu-se deputado federal na vaga aberta com a morte do deputado federal João Gayoso. Exerceu o mandato até 1916. Em 1919 foi eleito pela primeira vez senador pelo estado do Piauí, até o ano de 1926. Voltou a ocupar um lugar no Senado em abril de 1930, mas no mesmo ano teve o mandato interrompido com a vitória da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder e extinguiu todos os órgãos legislativos do país. No Senado, foi membro da Comissão de Obras Públicas e Empresas Privilegiadas. Durante seu mandato, também trabalhou, ao lado dos senadores Pires Rebelo, Eurípedes Clementino de Aguiar, Aristides Rocha e Mendes Tavares, na revisão do contrato entre a União e a Companhia de Melhoramentos do Maranhão para a incorporação em suas obras do trecho da estrada de ferro entre as cidades de Petrolina (PE) e Teresina e seus ramais situados em território piauiense.

    1. Filhos:
    2. F.1 - Nair Freire da Silva
    3. F.2 - Carolina Freire da Silva (Caluzinha)
    4. F.3 - Godofredo Freire da Silva
    5. F.4 - João Freire da Silva
    • F.1 - Nair Freire da Silva2 [#77785] {Antonino1}. Casou-se com Pedro de Moraes Brito Conde (filho de Hermínio dos Santos Conde e Azulina de Moraes Brito), Family Search ID: G7GV-R92, 22-11-1906, em Piracuruca, Piauí, Brasil, 1968, em Teresina, Piauí, Brasil, com aproximadamente 62 anos de idade.

      Notas sobre Pedro de Moraes Brito Conde: Bacharel pela Faculdade Nacional de Direito. Magistrado, escritor, jurista e professor. Promotor Público, Procurador da Fazenda do Piauí. Juiz de Direito em Amarante, Parnaíba e Teresina (PI). Como Desembargador, foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça do Piauí. Professor catedrático de História da Educação e Direito Civil. Foi membro Conselho Judiciário. Escreveu: "Ementário do Tribunal de Justiça do Estado"; "O Sentido da Educação", tese; "Prática Jurídica Comercial"; "A Evolução do Direito Comercial e sua Aplicação à Vida Moderna", tese; "Índice de Jurisprudência do Tribunal Regional Eleitoral" e "Noções de História da Educação". Faleceu em Teresina, em 1968. Patrono do Fórum da Comarca de União-PI.

      1. Filhos:
      2. N.1.1 - Helena Freire Conde
      3. N.1.2 - Elvira
    • F.2 - Carolina Freire da Silva (Caluzinha)2 [#109137] {Antonino1}, Professora.

      Notas sobre Carolina Freire da Silva: Faleceu solteira.

    • F.3 - Godofredo Freire da Silva2 [#109138] {Antonino1}, 17-07-1906, em Teresina, Piauí, Brasil, batizado em 12-07-1918, em Estado do Rio de Janeiro, Brasil, Bacharel em Direito e Agrimensor, 23-03-1966, em Salvador, Bahia, Brasil, com 59 anos, 8 meses e 6 dias de idade. Casou-se, em 07-07-1941, em Campo Maior, Piauí, Brasil, com Iara Cardoso Furtado (filha de Míguel Furtado da Silva e Zelinda Cardoso Furtado), 04-10-1917, em Piauí, Brasil.

      Notas sobre Godofredo Freire da Silva: Foi prefeito de Teresina no período 07-06-1947 a 09-01-1948.

      1. Filhos:
      2. N.3.1 - Maria Izabel Furtado Freire
      3. N.3.2 - Antonino Freire da Silva
      4. N.3.3 - Eleonora Freire
      5. N.3.4 - Miguel Furtado Freire da Silva
      6. N.3.5 - Marta Furtado Freire
      7. N.3.6 - Francisco Rodrigues Furtado Freire
      8. N.3.7 - Cláudio Furtado Freire
    • F.4 - João Freire da Silva2 [#109139] {Antonino1}, Médico.
Nomenclatura:
∈ - Indica que a pessoa teve relacionamentos (casamento ou não), com ou sem filhos.
✟ - Indica que a pessoa já é falecida.
Gerações Pessoas Casamentos Pessoas c.c/outros Descendentes
Filhos420
Netos9--
Totais 13 2 0

Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.

Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Sábado, 11-5-2024 4:6 GMT - DB1
Pessoas: 113.548
Famílias: 36.170
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com