Manuel Ignácio de Medeiros
(✭1832) - (filho de 8 - Ignácio Cabral de Oliveira (Basílio Marinheiro) e 9 - Antonia Maria da Conceição) Foi Capitão da Guarda Nacional e gozava da amizade do então Governador de Pernambuco Dantas Barreto, indo visitá-lo periodicamente no Recife já com seu 80 anos. Morava em Vila Bela numa casa grande na rua principal. Muito trabalhador era comerciante e posuia muitas fazendas, sendo Timbaúba e São Filipe em Brejo Santo-CE e Santa Fé, Belém, Malhada Cortada em Vila Bela-PE.
O capitão possuía um romance com uma mulher de Brejo Santo de nome Maria Teodora, onde juntos tiveram 10 filhos. Depois de muito tempo, sua esposa descobriu e ele foi morar em Brejo Santo, vindo sempre para Vila Bela visitar os seus filhos mais velhos. Foram um total de 18 filhos com duas mulheres.
José Balsabino Gonçalves Lima
(✭1830, ✟15-06-1898) - (filho de 12 - José Gonçalves Lima e 13 - Antônia Vicência de São Joaquim) Foi nomeado oficial escrivão do registro civil (1869/1871), depois Tabelião Público de Villa Bella (1871/1878) e Coletor Estadual em Triunfo (1878/1898). Constam ainda outros filhos do primeiro casamento, mas não foi possível entender a caligrafia.
Luiz Karlos Ferraz, profundo conhecedor e pesquisador da descendência de Ignácio Cabral de Oliveira, conta que: "Por volta de 1822, chegou ao Recife 4 irmãos, dois foram morar em Alagoas e dois seguiram para o sertão de Pernambuco na vila de Vila Bela, eram eles Boaventura José de Medeiros e Francisco José de Medeiros que vieram com as esposas e os filhos e um sobrinho chamado Ignácio Cabral de Oliveira, filho de Basílio Cabral de Oliveira e uma irmã de Boaventura e Francisco José de Medeiros. Ignácio Cabral de Oliveira foi o fundador da fazenda Santa Rita em Serra Talhada-PE, era conhecido como Marinheiro e casou com uma filha de Boaventura José de Medeiros.".
Foi Luiz Karlos Ferraz quem forneceu a grande maioria dos dados da família Ignácio Cabral de Oliveira e seus descendentes. Fonte: Livro Família Ignácio Cabral de Oliveira Medeiros e outras, pag. 11, CARMÉLIA IGNÁCIO DE OLIVEIRA (46109).
Gonçalo Costa Lima Foi proprietário das Fazenda Soledade e São João, em Serra Talhada (PE), no inicio do século XIX. Foi ele o patriarca da família "Goncalves Lima", no qual o local foi por diversos anos conhecido como São João dos Limas, famoso local onde nasceu o primeiro padre (Antônio), o primeiro juiz de direito (Joaquim) e primeiro promotor-publico (Miguel) de Villa Bella, em 1851, quanto na organização dessa nova cidade criada no interior pernambucano.
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'.
Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2.
Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é
a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da
pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Blog de Eugênio Pacelly Alves com muitas informações sobre a família
Feitosa do sertão dos Inhamuns e da família Capuxú da Serra da Ibiapaba,
no Ceará.
Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece
ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia.
Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.