Manuel José de Siqueira
(✭1742, ✟1831) - (filho de 4 - Pantaleão de Siqueira Barbosa e 5 - Ana Leite de Oliveira) Capitão-Mor. Era Capitão-Mor de Ararobá. Foi proprietário de 2 ou 3 fazendas na antiga Ribeira do Moxotó e ainda da Fazenda Poço da Pesqueira, originando-se desta a vilazinha e depois cidade de Pesqueira (PE), ao pé da lendária Serra de Ararobá.
Pantaleão de Siqueira Barbosa Mestre-de-Campo. Mestre-de-campo e um dos portugueses mais famosos da Ribeira do Moxotó, em todos os tempos, sendo ele o senhor de extensas sesmarias, onde foi encravadas diversas fazendas nos municípios de Sertânia, Custódia, Inajá, Águas Belas e Buique. Essas suas terras, Pantaleão Siqueira as adquiriu em Sergipe del Rei, em 1738, ao que aqui chegou para tomar conta das mesma, que eram antes propriedade dos Padres da Congregação de São Filipe de Nery, no Recife (PE). Nelas surgiu a bicentenária Fazenda Geritacó, em 1842, onde erigiu uma pequena capela sob a invocação de Santana, em homenagem a moça com a qual casara. (Fonte: Roteiros de Velhos e Grandes Sertanejos, pag. 1151, LUIS WILSON). Pantaleão chegou as margens do Moxotó juntamente com um irmão, Manuel José de Siqueira e de outro português chamado Gonçalo Correia da Cruz. Seu irmão Manuel se fixou no local "Poço do Boi", onde erigiu um cruzeiro de madeira. Já o outro, Gonçalo, se fixou na Fazenda Algodões, próximo a vila de Rio da Barra.
Antônio dos Santos Coelho
(✟1821) Diz-se ter sido um dos homens mais ricos do Sertão em sua época. Era ele dono da Fazenda Genipapo, em Sanharó (PE), na qual trabalhavam 400 ou 500 escravos. Quando o capitão-mor Antônio dos Santos Coelho faleceu em 1821 no Recife (PE), a disputa pelo titulo de Capitão-Mor entres seus dois genros Manuel José de Siqueira e Francisco Xavier Paes de Melo Barreto, daria origem na maior questão de toda a região naquela época, culminando na morte de Ana Vitória.
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'.
Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2.
Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é
a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da
pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Blog de Eugênio Pacelly Alves com muitas informações sobre a família
Feitosa do sertão dos Inhamuns e da família Capuxú da Serra da Ibiapaba,
no Ceará.
Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece
ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia.
Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.