Pedro Firmino de Menezes
(✭01-08-1886, ✟23-07-1933) - (filho de 4 - Firmino Gomes de Menezes e 5 - Maria Veneranda de Menezes) Empregado Público. “Nº 1884: Aos vinte e quatro de Julho de mil novecentos trinta e três, neste primeiro distrito, Sede da Comarca de Joinville, Estado de Santa Catarina, em meu cartório compareceu Arnaldo Douat, residente nesta cidade, à rua do Príncipe, nº 839 exibindo atestado do médico Dr. Plácido Gomes, declarou: Que ontem vinte e três de Julho corrente as quatro horas e vinte minutos, faleceu vítima de Ulcera gástrica conforme atestou o referido médico, seu tio PEDRO FIRMINO DE MENEZES com quarenta e seis anos de idade, de cor branca, do sexo masculino, profissão, empregado público, natural de Floresta, Estado de Pernambuco, domiciliado e residente nesta cidade no Beco Fernando, s/número, onde faleceu, que é filho legítimo de Firmino Gomes de Menezes; comerciante e Maria Veneranda de Menezes; com profissão doméstica; ambos naturais da Floresta; já falecidos; que é casado nesta cidade, aos dezoito de Abril de mil novecentos e quatorze, com Dona Adélia Edmunda Helena Douat Menezes, residente no mesmo Beco Fernando, que faleceu sem testamento deixando quatro filhos: Yvonne, com dezessete anos de idade, Leonor, com dezesseis anos de idade, Ernani, com quatorze anos de idade e Hélio, com dez anos de idade; que faleceu digo que não deixa bens e que fora sepultado no Cemitério Municipal desta cidade. Do que para constar, fiz lavrar este termo que lido e achado conforme comigo assina o declarante. Eu, Maria Macedo Rosa, escrevente juramentada, o escrevi: Eu Waldemiro Onofre Rosa oficial do registro subscrevi Waldemiro Onofre Rosa Arnaldo Douat”.
A foto está na sala de troféus do América Esporte Clube que é um clube de futebol bastante tradicional e conhecido em Joinville. Pedro foi um dos 14 fundadores do clube em 1914 e foi o eleito como primeiro presidente da história do clube. Austergílio de Menezes irmão de menezes que veio junto com Pedro para Joinville também esteve envolvido na fundação do clube. Como consta no site do clube: "As reuniões da Diretoria eram realizadas na sala de espera do Cinema Floresta, de propriedade de Austergílio de Menezes, irmão de Pedro Firmino de Menezes, o primeiro Presidente do clube curiosamente, dois pernambucanos da cidade de Floresta, que chegaram a Joinville atraídos pelo progresso industrial e crescimento do então jovem município, de apenas 63 anos, que fora fundado em 1851, março, dia 9."
Firmino Gomes de Menezes
(✭1841) - (filho de 8 - Manoel Jerônimo de Menezes e 9 - Maria Angélica de Jesus) Militar - Capitao. Fundou, pelo ano de 1850, em Floresta, juntamente com o vigario Padre Jose Vieira e dois irmaos deste, uma "Sociedade Dramatica". Os atores principais alem dos dois irmaos do padre, eram os filhos do Cap. Firmino, e Valeriano Barbosa de Sa.
Ludovina Nicácia de Jesus Da Faz. Tapera da Boa Esperança, (depois Tapera dos Valentões), na Bahia, e, com terras também no Curral do Roque, em Pernambuco.
José Francisco de Seixas
(✭aprox 1680, ✟aprox 1760) Capitão-Mor e Juiz Ordinário. Nomeado Tenente da Cia. do Cel. Francº Rodrigues de Figueiredo em 1729; em 1732 Cap. do Regitº da Infantaria da Ordem da Fregª de N. Srª. da Conceição do Rodelas; em 1833 e 1738, Juiz Ordinário da Fregª de N. Srª. da Conceição do Rodelas, em nomeações seqüenciadas, até 1757, quando ainda aparece como Juiz Ordinário de Cabrobó. (Fonte: Nivaldo Carvalho).
Manoel de Barros e Souza
(✭aprox 1660, ✟após 1714) - (filho de 556 - Manoel de Azevedo e Silva e 557 - Violante Maria de Andrade Lobo) Manoel de Barros e Sousa, Souza, nasceu em Arrifana de Sousa, Penafiel, Porto. Sebastião Diogo de Barros e Sousa Lobo, Processo de Habilitação Ordens Menores, 1787. Natural do Reino do Algarve, estudante, filho de Manoel de Azevedo e Silva e de D. Violante Maria de Andrade Lobo, naturais da Vila de Loulé, Faro. Neto paterno do Sargento Mor Diogo de Barros e Sousa, n. na Vila de Loulé, Faro, e de D. Joana de Azevedo e Silva, n. na Freguesia de São Sebastião dos Carros, termo da Vila de Mértola, Beja. Processo de Sebastião Diogo de Barros Sousa Lobo, residente em Loulé, filho de Manuel de Azevedo e Silva e de Violante Maria de Andrade Lobo. Ordens menores 1787. PT/ADBJA/DIO/CEBJA/002/0531.
Manoel de Barros e Sousa casou-se com Joana Fagundes da Silveira, natural de Pé do Banco, Sergipe. Filhos: 1.-3. 1. Beatriz de Sousa da Silveira, Pambu, Bom Conselho, Bahia. Casou-se com o Tenente Coronel Luís Furtado Leite e Almeida nasceu a 13 de fevereiro de 1700, na Freguesia da Povoação, Ilha de São Miguel, Açores, filho de Lourenço de Almeida Carneiro e de Isabel Furtado de Mendonça. Ver filhos no título Luís Furtado Leite e Almeida. 2. Joana Fagundes de Sousa, Pambu, Bom Conselho, Bahia, casou-se com o Sargento Mor Manoel da Cruz Neves, natural do Porto. Ver filhos no título Manoel da Cruz Neves. 3. Isabel de Sousa da Silveira, n. Pé do Banco, Sergipe. Casou-se com o Sargento Mor Antônio Pereira Lima, natural da Freguesia de Geraz de Lima. Ver filhos no título Antônio Pereira Lima.
Registrou-se:- Manoel de Barros e Souza c.c. Mariana Dias, pais de: 1. Serafim Rabelo da Silveira, natural do Cabrobó, Pernambuco. Casou-se (1) com Ana Francisca. Casou-se (2) a 16 de janeiro de 1797, na Igreja Matriz de São José do Cariri Novo, Missão Velha, com Vicência Brígida da Conceição, n. Cariri cearense, filha de Antônio da Costa e de Lourença do Rosário, solteira. Cf. Livro de Matrimônio, Missão Velha. 1790/1800. 123. Cf. Livro de Batismos, Missão Velha. 1748/1764. familysearch.org. 65.
Fonte: Siará Grande – Uma Provincia Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil, página 1774, registro nº 1527. , Autor: LIMA, Francisco Araujo, Fortaleza, 2016.
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'.
Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2.
Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é
a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da
pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Blog de Eugênio Pacelly Alves com muitas informações sobre a família
Feitosa do sertão dos Inhamuns e da família Capuxú da Serra da Ibiapaba,
no Ceará.
Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece
ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia.
Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.